Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Serenidade; Simples assim. Perseverança e persistência é o segredo)

Serenidade

O que fazer com os pensamentos insistentes que impedem a concentração e muitas vezes acabam por gerar insônia?
Tentar controlar a mente talvez não seja o caminho mais indicado. O que se deve buscar, na verdade, é o recolhimento das atividades mentais para que se possa, assim, atingir a serenidade. [do lat. serenitate] suavidade; paz, tranquilidade.
Sente-se de forma confortável. Sobre uma almofada, em uma cadeira. Escolha a maneira que lhe seja mais adequada, desde que mantenha a coluna ereta. Sinta seu corpo relaxado.
Escolha um objeto para focalizar a sua atenção. Pode ser uma flor, uma pedra, a chama de uma vela, a ponta da sua língua, o seu coração, o coração de alguém que tenha nobreza de alma, a parte interna de suas narinas, o ponto entre as sobrancelhas, ou qualquer outra coisa de seu interesse. Enfim, faça a sua escolha e persista nela, não troque de objeto.
Leve a atenção para sua respiração. Inspire profundamente e expire lentamente algumas vezes. Em seguida deixe seu processo respiratório agir naturalmente, conforme a necessidade do corpo.
Os pensamentos certamente virão. Apenas não os alimente. Seja simplesmente um observador.   Não interfira, não julgue. Aja como uma testemunha silenciosa e, cada vez que a mente divagar, gentil e tranquilamente traga-a de volta.
Lembre-se que os objetos são apenas símbolos que usamos como suportes para atingirmos a meta: a serenidade da mente.
“A prática torna-se firmemente implantada quando bem desempenhada por longo tempo, sem interrupção e com  austeridade.” (1:14  Yoga Sutras de Patanjali)
Segredo: perseverança e  persistência  em praticar..



                                                                                                                          Stela Lamas


Um comentário:

  1. Olá Silvia, obrigado por comentar. (você acredita, que uma pessoa, só por que não entendeu, negativou o vídeo, isso mostra que essa pessoa não valoriza a educação, não valoriza o esforço de outra pessoa para transmitir o conhecimento) Ela deveria ter feito igual a você, perguntado para nós chegamos a um denominador comum. (Você me entende, afinal é pedagoga)

    A diminuição de 5 ocorreu pois, após 6 dias 5 operários foram dispensados.
    Silvia, a proposta é justamente esta: não usar a direção das proporções, as famosas setas para cima, seta para baixo. Tente interpretar usando somente os símbolos de + e -.
    A e estou fazendo uma lista só com exemplos básicos, já está no youtube o primeiro vídeo, se você quiser acompanhar, seja bem vinda.
    Há sim, claro, estou pensando em refazer esta questão (com uma explicação mais detalhada e devagar) o que acha?
    E parabéns pelo blog, tem muitos assuntos interessantes.

    ResponderExcluir

Olá, deixe sua opinião ela é importante para nos aprimorarmos.